MMM Brasil paga ? Mesmo assim tem sinais de ser um esquema ponzi

Eu sei. Vão aparecer um trilhão de indivíduos aqui dizendo que o esquema paga. Que eu estou recebendo. Que eu estou tendo resultado.

Ok, que bom. Mas é bom lembrar que todos os esquemas relacionados a pirâmide ( ponzi ) pagam. Mas uma hora somem. E a MMM … calma que vamos falar um pouco sobre o esquema e porque nós aqui do “Como ganhar Bitcoins” não indicamos.

MMM Brasil: origens e sinais de problemas

 

Uma dica: sempre que alguém lhe convidar para algo relacionado a Bitcoin é filtrar. Se tem Marketing Multinível relacionado, a chance é praticamente total de que o negócio seja fria.

Então vamos entender a origem da MMM. A MMM Nigéria é um conhecido esquema de pirâmide multinível que retornou com o Bitcoin como forma de pagamento. Ela foi fundada por Sergei Mavrodi na Rússia na década de 1990 e o esquema, como qualquer outro esquema de pirâmide desabou levando com toda certeza muitos a falência.

Hoje o esquema é bem simples. De acordo com o próprio site você envia dinheiro ( eles dão o nome de “doar” dinheiro ) para outros participantes e depois de um mês, magicamente, você recebe o dinheiro de volta com mais 30% que  com toda vem de outras pessoas que estão entrando no sistema.

É fácil observar que o sistema é completamente alimentado pela entrada de dinheiro. Ou seja, sem o dinheiro que é recebido da ponta “entrada” não existe o dinheiro que você recebe na “saída”.

A mudança para Bitcoin ocorreu em 2016 quando o sistema congelou todas as contas dos participantes. Este congelamento afetou por volta de 3 milhões de nigerianos. E como boa parte dos sistemas eles alegaram que suspenderam temporariamente as operações porque havia uma alta carga no sistema ( te lembra algumas grandes corretoras que desapareceram e boa parte dos esquemas ponzi que já publicamos aqui ? ).

Após este congelamento eles retornaram com o MAVRO-BTC que é um moeda interna do sistema que tornava a participação na MMM mais confortável. O sistema agora pagava em Bitcoin ( na realidade uma criptomoeda local, um token por assim dizer ) que usava a alta valorização do Bitcoin para alegar que haveria uma possibilidade de crescimento nos seus ganhos “garantidos” de 30% ( coisa que qualquer um que conheça o mercado de criptomoedas sabe que é … furada ). E, pasmém, eles ainda chegam ao cúmulo de dizer que caso o Bitcoin caia muito de preço, eles poderão sacar seus saldos em Bitcoin ( esta galera que não conhece as grandes falências no mercado Bitcoin … ).

E como qualquer grande esquema que necessite de um input e um output ( ou seja, uma entrada de dinheiro para gerar uma saída de dinheiro ) a MMM começou uma série de ações para tornar sua comunidade ativa. Os participantes são convidados a completar uma série de tarefas para promover o sistema e aumentar sua participação. Nesta parte eu li pouco, mas o pouco que li dá a entender que a divulgação do esquema faz parte destas responsabilidades.

Portanto, como eu disse acima,  existe um alto risco que o sistema colapse pois uma hora as pessoas pararão de receber pois não haverá uma entrada de dinheiro. E, mesmo com a lógica duvidosa temos uma série de pessoas entrando pois a promessa de lucro fácil sempre convence.

Lavagem de dinheiro

Você não precisa levar esta parte a sério. Esta é sem dúvida puro exercício meu de pensamento. Mas que o sistema carrega esta falha, desculpe, carrega.

Acaba não sendo  difícil você mapear aqui um forte indício de lavagam de dinheiro. Na imagem abaixo, mesmo em inglês, você entenderá o porque há um forte indício de lavagem de dinheiro e, inclusive, de ganho de dinheiro por parte de quem implementou todo o esquema.

O grande argumento da favor do sistema é este. Não é pirâmide pois o dinheiro é entregue diretamente de um participante para outro. Um pequeno engano de quem participa do sistema.

Na realidade você entrega os valores para uma wallet do sistema que irá pegar seu dinheiro e “dividir” entre os muitos ou único que irá receber a grana. Só que este dinheiro “passa” por uma ponte que é o sistema da MMM Global.

Como é fácil criar uma conta e não há nenhuma auditoria interna ( pois as pessoas só querem mesmo é receber os seus 30% ) fica fácil para quem criou o sistema simplesmente injetar contas ali e receber dinheiro sem nunca ( nunca ) ter colocado nenhum dinheiro no esquema. E com isto, uma hora o sistema que já é matematicamente impossível, cai e deixa muita gente na mão.

Sem contar que fica fácil também lavar dinheiro vindo de outros esquemas já que você injeta ali o dinheiro, ele percorre o sistema e sai lavado. Ou seja, ele tem um local de onde você pode dizer que recebeu. Evidentemente que este argumento vale para qualquer coisa em criptomoeda, mas em esquemas Ponzi ele é bem pior.

Devo investir na MMM Brasil ou MMM Global ?

Eu sou da seguinte opinião. Faça o que quiser pois o dinheiro é seu.

Não sou seu pai, nem sou sua mãe, sou somente um cara que pega um esquema, destrincha e deixa aí informações que possam lhe ajudar a pensar sobre o esquema. Eu, pessoalmente NÃO INVESTIRIA sem saber que eu posso perder, e muito, em um esquema como este.

Se criptomoedas já são um mercado de risco, imagine você agora um investimento de risco como criptomoedas somado a um possível esquema Ponzi ? É praticamente você estar jogando uma Roleta Russa com o seu dinheiro.

Meu veredicto seria não investir. Sim, eu prefiro modos mais garantidos de ganho em criptomoedas que demandam muito tempo como qualquer outro tipo de investimento.

Mas, caso queira teimar, siga uma dica que qualquer um neste mercado de HYIP sabe. Invista o mínimo.

Aquele valor que, caso você perca, não sofra muito e consiga seguir a vida sem ficar chorando pelos cantos da casa com medo do bicho papão.

 

Via CoinTelegraph e BareNakedScam e GuiadoBitcoin

ataliba

Website: