Que tal saber porque o Bitcoin ( e altcoins ) afundaram de ontem para hoje

De ontem para hoje muita gente deve estar se perguntando porque o mercado de Bitcoin sangrou. Meu portfolio de ontem para hoje perdeu um grande valor e eu sei, que, para quem não está acostumado com o mercado de risco ( seja ações ou criptomoedas ) isto pode ser aterrador.

Isto acontece porque boa parte das pessoas acaba não acompanhando os sites de notícia e o comportamento do mercado. Portanto, uma dica que eu dou é: começou a operar com criptomoedas, passe a ter no seu smartphone regras para que você seja avisado sempre que alguma notícia tenha alguma palavra chave ( breve posto aqui como usar o IFTTT para este fim ).

E ontem aconteceram dois eventos que culminaram nos problemas de ontem ( o Bitcoin caiu 10% de seu valor em uma hora ) e caminha ainda hoje em uma pequena alteração. Quem está acompanhando os valores observou que hoje ele ainda está em ampla queda e ainda não recuperou sua saúde para seu caminho de volta a valores bons.

Então vamos lá ?

Binance

Ontem um evento  bem sério aconteceu na Binance. Para quem não sabe a Binance é hoje a maior exchanges do mundo e uma crise qualquer na mesma tem um impacto sério no mercado naquele momento.

Durante a manhã de ontem o mercado já havia ficado tenso com o rumor de que a Binance havia sofrido um ataque hacker. Usuários estavam reclamando na internet que suas altcoins estavam sendo vendidas e, com isto, eles estavam ficando com apenas bitcoins em suas carteiras.

Isto acabou levantando a questão se é um erro da corretora ou se era um ataque. A corretora foi rapidamente a internet e fez um comunicado.

“Estamos investigando relatórios de alguns usuários que estão tendo problemas com seus fundos. Nossa equipe está ciente e está investigando a questão enquanto falamos”, disse a empresa em comunicado. “Neste momento, as únicas vítimas confirmadas registraram chaves API (para usar com bots comerciais ou de outra forma). Não há evidências de que a plataforma Binance esteja comprometida”, completou a Binance.

Se foi ou não um ataque ainda não dá para saber, mas gerou um grande problema no mercado e com toda certeza, gerou uma queda no Bitcoin como um todo.

Sobre este problema hoje ainda mais tarde iremos falar um pouquinho mais.

Comunicado da SEC nos Estados Unidos

Mas o que realmente pegou ontem foi o comunicado da SEC, que é a Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos reiterando que muitas exchanges que operam naquele país devem ser registradas. Ou seja, esta notícia aumenta a preocupação do mercado em uma possível limitação nos negócios com criptomoedas naquele país.

“Se uma plataforma oferece a negociação de ativos digitais que são valores mobiliários e opera como uma “exchange”, conforme definido pelas leis federais de valores mobiliários, esta plataforma deve se registrar na SEC como uma bolsa de valores nacional ou estar isenta de registro”, disse o órgão rgulador no comunicado.

E é bom lembrar que plataformas como a Coinbase, que é uma das maiors naquele país não são registradas como exchange na SEC.

Elas tem somente uma licença de transmissão de dinheiro em diferentes estados, e, uma regulação mais pesadas em cima destas exchanges pode diminuir em muito a operação em um dos países chave para o ecossistema de critptomoedas.

Notícias relacionadas a países como China e Estados Unidos sempre geram este tipo de movimento no mercado.

 

Portanto agora é aguardar para ver como o mercado irá se comportar nos próximos dias. Mas foram realmente este dois problemas que geraram este grande sangramento no mercado.

loading...